Passou-se apenas cerca de um ano desde que Cristiana Costa, 22 anos, decidiu criar uma marca de roupa. Chama-se Näz e significa orgulho. E é essa a ideia da designer, que quer pôr todas as clientes confiantes com aquilo que vestem e, sobretudo, consigo próprias.
Formada em design de moda, a paixão pela roupa "é muito recente", diz a fundadora da marca ao The Intern. Inspirada pela estética minimalista japonesa, Cristiana quis pegar nessa ideia e adaptá-la ao dia-a-dia de várias pessoas. Mas, não é só o lado estético que pretende transmitir. O objetivo, explica, é trazer algo para o mercado português "com um design sustentável a um preço justo" e passar a mensagem de que existem outras "opções que não usam exploração infantil nem destroem cidades".
Para além da gestão da marca, a criadora encarrega-se também do design e confeção das peças. Com a ajuda de uma costureira, os modelos são produzidos com materiais 100% portugueses, como algodão, linho ou seda, e é a própria que vai comprá-los às fábricas. E até os botões são portugueses, da Louropel, uma empresa que trabalha com botões reciclados. Nas peças sobressaem, sobretudo, o corte simples, os detalhes e a versatilidade.
O balanço que faz é o melhor possível. Gosta, sobretudo, "quando os clientes se aproximam com curiosidade e à medida que recebem informação acabam por se apaixonar ainda mais e levar uma peça para casa". Além disso, diz, "cada peça tem um preço e acho necessário que o cliente saiba o que está a pagar".
As peças da marca encontram-se à venda nas Galerias de São Bento e no Atelier 1200, em Lisboa, e na loja Pó de Arroz, em Sintra. Por enquanto, uma loja física não faz parte dos planos de Cristiana. Mas, no futuro, pretende internacionalizar a marca "e espalhá-la por capitais europeias", revela.
Os preços variam entre os 25€ (um top) e os 45€ (um macacão).
Conheça alguns dos modelos da marca:
Contato: clothing.naz@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/NAZ.clothes/
Instagram: https://www.instagram.com/naz.fashion