Dicas para conseguir dentes mais brancos
- Rita Rebelo
- 11 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Nem todos temos o privilégio de nascer com uma dentição perfeita, mas só vai ser difícil consegui-la se ficar por pensamentos e não seguir estas regras. Crie boas práticas para deixar os seus dentes mais saudáveis e isso vai ser meio caminho andado para uma autoestima positiva.
Idealmente, a frequência das lavagens deve ser de "duas a três vezes por dia, após as principais refeições", diz ao The Intern Elane Nery, médica dentista na clínica Dental Center*, em Braga. Se fica aborrecido só de pensar nisso, lembre-se que ao não fazê-lo só vai contribuir para que se desenvolvam inflamações nas gengivas, cáries dentárias, halitose e outros problemas sem se aperceber.
Da carreira à família, esforçamos-nos por sermos os melhores em tudo. Por isso, a dentista afirma que "não há desculpas" para não cuidarmos da saúde dos nossos dentes. Para pessoas com um estilo de vida acelerado, Elane Nery aconselha o uso de kits de higiene oral, com pasta dentífrica e escova, fáceis de colocar numa carteira, de guardar no carro ou numa gaveta da secretária do escritório.
Mantê-los saudáveis não é assim tão difícil. Comece por usar fio dental, essencial para remover os restos alimentos que se acumulam entre os dentes, faça visitas regulares ao dentista, observe regularmente a cavidade oral para prevenir situações anormais, mantenha uma alimentação equilibrada e evite dormir sem os lavar. Durante o sono, "a produção de saliva, que ajuda na limpeza oral, diminui", explica, e isso faz com que se crie um processo de fermentação entre as bactérias e restos alimentares, que acelera o desenvolvimento de cáries.
Quando o assunto é alimentação, não é preciso cortar radicalmente os hidratos de carbono, mas dê preferência a alimentos como o leite, queijo, legumes, como a hortaliça, feijão verde e espinafres, carnes e frutas, como a cereja, melancia, maça e pêra, com um elevado teor de água.
A especialista dentária alerta ainda que, dentes mais brancos estão dependentes de outros fatores. É o caso do consumo excessivo de tabaco, principal responsável por manchas nos dentes, atraso na procura de tratamento dentário e uso irregular de fio dentário para limpar os espaços interdentais, onde a maioria das escovas não chega.
* Atualmente, Elane Nery trabalha na clínica Dentolímia, em Ponte de Lima.