top of page

Onceaday: a nova marca de roupa minimalista portuguesa


Quando Rita Xavier, 21 anos, e Guilherme Melo Ribeiro, 25, se conheceram enquanto participavam de uma conferência de empreendedorismo, nenhum sabia da vontade de ambos em abrirem um negócio. Ficaram grandes amigos, depois passaram a casal e, agora, a sócios na Onceaday, uma marca de roupa portuguesa. A loja online e a primeira coleção estão disponíveis desde junho.

Formado em gestão e empreendedorismo, Guilherme é gestor da marca e fundador da The Flying Man, uma agência criativa. Rita frequenta o 2.º ano do curso de marketing e publicidade, no IADE, em Lisboa. Mas é apaixonada por moda há vários anos. A ligação do avô paterno, que era dono de uma fábrica de malhas, e do pai, João Pedro Xavier, dono da empresa Lanidor, ao setor têxtil ajudou a isso mesmo.

A ideia de criarem uma marca de roupa surgiu, o ano passado, durante uma viagem que fizeram juntos à Indonésia. Foi lá que Rita deu-se conta da falta de lojas de vestuário com básicos que não sejam isso mesmo: básicos, que perdem a cor e ganham borboto facilmente, a preços elevados. Quando regressaram a Portugal, perceberam que isso era um problema comum às pessoas do seu círculo.

O objetivo, explica Rita Xavier ao The Intern, é criar peças "para serem utilizadas como complemento ou por si mesmas, todos os dias". Começaram por experimentar criar peças para os amigos e fizeram questão de reunir com a equipa de design da Lanidor, a quem pediram aconselhamento. Correu bem e quando deram por eles a ideia virou negócio.

Inspirada pelas tendências normcore e minimalista, o desenho das peças é feito por Rita que se preocupa, sobretudo, em criar detalhes para tornar cada peça única. Destacam-se as linhas retas e as cores neutras da roupa, produzida com materiais orgânicos.

O feedback não podia estar a ser melhor. A primeira apresentação da coleção aconteceu na edição de verão do mercado Summer Market Stylista, organizado pela stylist e blogger Maria Guedes e "fomos considerados das melhores marcas do evento", revela Rita Xavier.

No futuro, os criadores da marca esperam tornar-se uma "referências nos básicos", diz a fundadora, que acrescenta: "gostávamos muito de ter um espaço físico, mas não para já". Se isso acontecer, será um espaço simples e atento aos pormenores, numa zona movimentada do centro de Lisboa.

Os preços variam entre os 9,90€ (um top) e os 34,90€ (um macacão ou um vestido). Conheça algumas das peças disponíveis:

 

Contato: 932 203 021/ help@onceadaywear.pt

bottom of page